quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A ressaca

A ressaca

Existe coisa pior que ressaca??? Existe frase mais citada do que “Nunca mais eu bebo” num dia desses???
Aquele sentimento de desespero, aquela agonia sem fim, o gosto de cabo de guarda-chuva na boca, parece que seu céu da boca vai rachar, a língua inchada... Você se sente miserável!
Se tiver que trabalhar nesse dia então, nem se fale! Haja garrafas de água, carboidratos, Eno, Epocler, Engov e corretivo para disfarçar as olheiras. E, além disso, os colegas de trabalho tirando sarro da sua cara porque você não consegue parar em pé! Realmente, a vida parece se transformar em um filme de terror.
Sabem o que é o pior???? É que mesmo assim, nunca aprendemos. Se no dia seguinte tiver mais uma festa, lá estará o recém curado bebendo novamente! Acredito que com mais cautela, mas nunca abandonando seu copo!
A premissa “Eu bebo sim, e estou vivendo. Tem gente que não bebe e está morrendo” existe apenas por ser uma forma de deixar o bêbado mais confortável com a sua condição. Ele pensa: “Se as pessoas que não bebem também morrem, porque deixar de beber???” e continuam cada vez mais determinados na sua missão etílica.
Existem milhares de receitas anti-ressaca, é claro que todas elas apenas amenizam os sintomas. Chá disso, chá daquilo, sopinha de arroz com cenoura (se bem que é uma delícia!). Ouvi dizer que suco de tomate é ótimo, mas só de pensar que aquilo pode ser misturado a uma dose de vodca e virar um Blood Mary dá até desespero no pobre enfermo. A verdade é que nenhuma receita é mais eficaz do que ficar em casa assistindo sessão da tarde tomando leite com Nescau gelado. Receita milenar de uma amiga minha. Será que ela disse isso por experiência própria ou seria isso mais um folclore brasileiro????
Bem que a gente poderia faltar no trabalho quando tem ressaca, né? Como uma gripe forte. A única diferença é que ao invés de um médico dar o atestado de que a pessoa está incapacitada para o trabalho, seria o barman que assinaria a declaração. Não sei com que autoridade, mas certamente foi ele o culpado por seu estado lastimável. Depois ele que se entenda com seu chefe! E você que se entenda com sua cabeça que parece pesar 400 kg. e seu fígado que declarou estado de emergência.
A verdade é que não tem nada melhor do que sentar com alguns amigos, bater um bom papo e tomar aquela cervejinha gelada. Aliás, esse texto dedico às minhas amigas que eu amo de paixão e que todas as vezes que nos encontramos fico de ressaca no dia seguinte, mas sempre é tão bom que me esqueço das conseqüências e quero sempre mais! Um beijo, pepitas!

Um comentário:

SCHUL disse...

obrigada querida pepita !!!!
amo vc !!! ;)
bjo